top of page

Já ouvir falar em boiseries?

Atualizado: 28 de jul. de 2021

Já ouvir falar em boiseries? Provavelmente você já deve ter visto a técnica por aí em algum lugar, mas nunca foi apresentado adequadamente a ela. A técnica, nada mais é do que revestir paredes com molduras feitas, originalmente, em madeira.



Como essa é uma técnica de estilo rebuscado e clássico, é muito importante definir o restante da decoração do ambiente para que o cômodo não fique sobrecarregado de informações visuais. Também é possível determinar se a boiserie terá um estilo clássico ou contemporâneo a partir do visual das molduras. Em linhas gerais, arabescos e bordas detalhadas ou arredondadas, puxam para o visual clássico, já as boiseries de linhas retas remetem ao estilo moderno.


Seja como for, as boiseries sempre trazem um toque de requinte e sofisticação para os ambientes. Porém, alguns detalhes precisam ser bem avaliados para garantir o efeito esperado. Por isso, confira as dicas a seguir antes de aplicar a técnica na sua casa.


Confira algumas dicas:

  • É importante aplicar tinta acrílica sobre as boiseries feitas de materiais como gesso e isopor, para que assim elas fiquem mais resistentes e duráveis.

  • Não confunda boiseries com rodameios – aquele efeito que divide a parede ao meio por uma moldura horizontal – ou com lambris – réguas de madeira coladas na parede. São coisas bem distintas umas das outras.

  • Ao optar pelas boiseries na parede, leve em consideração a altura do pé direito da casa. Todo efeito que divide e recorta espaços, tende a achatar e reduzir o pé direito. Por isso, se a sua casa tiver um pé direito baixo, avalie substituir as boiseries por outro efeito. Já se a intenção for usar a técnica a qualquer custo, prefira instalá-las até 85 centímetros do chão.

  • Quebre um pouco do aspecto rebuscado e formal das boiseries incluindo na mesma parede peças mais descontraídas e criativas, como quadros, pôsteres ou iluminação diferenciada com arandelas, por exemplo.

  • Compense o estilo clássico das boiseries com elementos contemporâneos na decoração. Vale usar móveis de design moderno, tecidos estampados, luminárias diferenciadas, entre outros.

  • Agora se você comprou um imóvel e ganhou de brinde as boiseries, mesmo sem querer esse detalhe na casa, você pode mudar o visual delas com tinta colorida.

  • Ao revestir uma parede com boiseries não há necessidade de revestir as demais. A técnica por si só já é marcante e expressiva e usá-la em excesso pode comprometer o ambiente.

  • O mais comum e recomendado é pintar as molduras na mesma cor da parede, evitando assim erros de combinação ou excesso de informação na parede. A uniformidade também valoriza os relevos da técnica. Mas, caso deseje pintar as molduras de uma cor diferente, opte por uma cor que não tenha tanto contraste com o fundo.

  • Tire todas as medidas, calcule e planeje tudo minuciosamente. O grande segredo das boiseries está na distribuição harmoniosa das molduras. Portanto, todo cuidado é pouco.

  • Para um acabamento perfeito, lembre-se que a emenda dos cantos das molduras deve ser feita em um ângulo de 45 graus.

  • Para deixar as boiseries mais modernas, a dica é usar cores fortes. No entanto, se a intenção é manter o estilo clássico use cores claras e neutras.

  • As boiseries podem ser utilizadas em qualquer cômodo da casa: nos quartos, na cozinha, na sala e até no banheiro. O acabamento é que irá diferenciar um modelo do outro.

  • Apesar das boiseries serem uma técnica criada para adornar e enriquecer a decoração dos ambientes, o mais recomendado atualmente é evitar os excessos da nobreza francesa do século XVIII, optando por uma moldura mais clean, de linhas retas e suaves.


Se inspire para modificar seus interiores de forma fácil e prática sem gastar muito!

Saiba como a decoração online pode te ajudar a modificar 1 ou mais ambientes e economizar muito!

Comments


bottom of page