top of page
Foto do escritorArquitetura Ecológica

A hora do Planeta 2022

A cada ano que passa, utilizamos mais e mais recursos naturais, como água, solo e ar puro, e despejamos resíduos no meio ambiente, prolongando o uso de meios de produção e a adoção de estilos de vida insustentáveis.

Neste ano, o Dia da Sobrecarga da Terra, data que marca o momento em que a humanidade consumiu todos os recursos biológicos que o planeta é capaz de regenerar durante um ano, será em 28 de julho. Isso significa que até 31 de dezembro “consumiremos” 1,7 planeta, mas só temos um. Não é preciso ser das ciências exatas para entender que essa conta não fecha, né?





Em 2022, o Dia da Sobrecarga adiantou um dia em relação ao ano anterior (29 de julho). O lado “copo cheio” é que essa antecipação foi relativamente lenta, ao contrário de outras ocasiões em que o consumo de recursos naturais acelerou-se em até 10 dias de um ano para outro — o adiantamento em ‘apenas’ um dia está ligado a um crescimento mais lento da economia mundial, ainda afetado pela pandemia, e a um crescimento de 0,4% da biocapacidade do planeta.


Já o lado “copo vazio” é que aprendemos pouco com a pandemia, quando a data regrediu 3 semanas — de 29 de julho em 2019 para 22 de agosto em 2020 — mostrando que uma redução (ainda que forçada) no consumo e na produção industrial pode ser positiva do ponto de vista de uso de recursos naturais (e necessária) para todos.





Hora de repensar todo Sistema!


Todas as indústrias do Planeta vão ter que alterar a forma como vem fazendo, pois foi depois da Revolução Industrial que o equilíbrio do planeta foi alterado drasticamente. E todos nós temos que assumir a responsabilidade de fazer a diferença em nosso trabalho e vida pessoal, repensando hábitos, modelo de negócios, consumo, etc.

Já pensou um condomínio aprovar uma reforma no Condomínio e seu vizinho resolver que não vai participar? Quem vai assumir a parte dele?

Não podemos mais deixar nas mãos só de ativistas, esperar que o governo e grandes empresas tomem uma atitude, pois na maior parte deles, nunca vai surgir essa iniciativa!


Podemos nos unir em grupos e fazer o que nos cabe! Por isso resolvemos montar o Coletivo Arquitetura Ecológica, para promover a Sustentabilidade e Inovação no Planeta!


Se não sabe por onde começar, junte-se a nós e participe de nossas ações!



Comments


bottom of page