VOCÊ SABE SER CRIATIVA (O)?!

Pra quem não me conhece, sou Karina Dunder Koch, arquiteta e urbanista, especialista em Design para a Sustentabilidade. Uma coisa que eu sempre desenvolvi durante a minha vida e no meu trabalho, é utilizar a imaginação e exercitar a criatividade! Sou uma pessoa muito criativa! Mas isso não significa que eu nasci com esse dom, nosso dom eu acredito que fica por conta das habilidades pessoais e profissionais que nós temos, mas a criatividade como poucos imaginam, ela pode ser aprendida e treinada. Talvez minhas dicas possam ajudar você a ser criativa também, e criatividade não serve apenas para trabalhos que exigem isso, como a Arquitetura, mas sim para tudo que você fizer na vida.





1. Faça anotações


Uma coisa que me ajudou muito, não só a criar, mas também a organizar melhor minha rotina de trabalho como empreendedora foi começar a fazer anotações e listas do que eu tenho que fazer na próxima semana, lista de assuntos para as redes sociais, lista do que eu gostei numa determinada pesquisa que fiz sobre algum assunto. Lista de inspirações para projetos divididos por temas.


Listar as coisas ajuda a pensar, a ordenar os pensamentos.


2. Leve um caderno com você aonde for


Eu tenho um planner na qual eu anoto não apenas o que eu tenho que fazer, mas também as idéias que tenho durante o dia. Se tenho uma idéia, já corro para anotar, pois idéias fogem de maneira muito rápida e você pode perder uma boa idéia em questão de segundos. Eu não espero saber como resolver tudo naquele momento, tem coisas que eu anoto e depois de anos aquilo vai fazer sentido pra mim, pois precisava de alguma outra coisa pra sair do papel e implantar de vez ...rs

Temos que agir como uma criança, a criança não pensa se aquilo é possivel ou não, ela apenas cria as coisas na cabeça dela, um mundo bem doido onde sorvetes caem do céu ou algo do tipo. Na criação temos que ser assim, deixar a mente livre para criar sem limites.


3. Tente a escrita livre


Se você começar a escrever um e-mail ou um artigo para seu site, faça sem se preocupar com os erros de digitação, erros de gramática e até mesmo com o sentido. Escreva livremente, e só depois corrija e dê a forma final. Se você ficar se preocupando com a forma perderá a fluência e fluência não se aprende na escola, aproveite quando ela está presente.


4. Comece a trabalhar mesmo sem ter uma boa idéia


Como a criatividade se aprende e se treina, é preciso que ela nos encontre sempre trabalhando. E quando falo trabalhando, pode ser só trabalhando a mente, ou pesquisando coisas na Internet sobre qualquer assunto. No meu processo criativo eu leio muito e vejo também muitas imagens sobre tudo o que eu desejo criar. Pesquiso muito sobre arquitetura, design, comunicação visual, todos os assuntos que me interesso e que são muitos ...rs. E isso me ajuda muito, pois a nossa cabeça vai armazenando tudo aquilo, mesmo que eu não esteja trabalhando naquele momento, costumo fazer isso nos horários de folga mesmo, como um hobby, pois estando mais relaxada, funciona melhor pra mim, sem essa pressão de ter que criar rápido para um Projeto do cliente. Aí sempre que tenho que elaborar o projeto, as idéias fluem sem dificuldades, pois as várias idéias que tenho armazenadas no meu inconsciente vêm à tona quando preciso.


5. Faça pausas


Se você não está conseguindo fazer algo, dê um break. Vá tomar um café, medite. Eu gosto muito de parar de 3h em 3h pra poder tomar meu café com leite e comer alguma bolachinha ou uma torrada, aquilo que te der mais prazer. Assim quando você voltar pro trabalho, a cabeça já está mais relexada pra fluir novas idéias.


6. Explore seus conhecimentos


Se você tiver conhecimento tudo vai ficar mais fácil.


Eu tenho facilidade com comunicação visual. Então quando sento pra criar algum marketing da empresa ou um post ou até uma apresentação do Projeto, eu começo pela parte gráfica em programas que eu domino, não adianta eu utilizar coisas mais complicadas que outras pessoas podem utilizar, se eu não domino aquela ferramenta, pois isso também já vai gerar um bloqueio na hora. Primeiro a gente busca um tempo para aprender e dominar a ferramenta, assim quando sentamos para criar, o processo será bem mais fácil, e explore assuntos que você domina também. Não adianta eu querer criar coisas na área da medicina, pois vou ficar zerada, achando que não tenho dom. Mas com arquitetura e artes em geral, a criatividade flui que é uma beleza!


7. Colabore


Quando você ensina algo a alguém, de certa forma está aprendendo. Então crie muito conteúdo para suas redes sociais, sites sobre como determinado trabalho funciona para você, quais as particularidades que você utilizar para melhorar a sua rotina, troque idéias com outras empreendedoras de diversas áreas, sempre o seu conteúdo vai ajudar algumas pessoas e vice versa. Eu adoro me inscrever em todos os cursos gratuitos da Internet, mesmo em diversas áreas de conhecimento, pois de alguma forma isso contribui muito para elaborar os nossos pensamentos.


8. Não desista


Se você quer fazer algo e a criatividade estiver falhando, continue tentando, pois ela virá. Desistindo é que você nunca vai chegar lá. Pesquise mais, dê um tempo ou bata um papo com alguém, e antes de dormir vá relaxada e peça pra fluir idéias em seu sonho, se acordar de madrugada com algum sonho, deixe um caderninho ao lado e anote tudo. Eu costumo ter sonhos enormes e complexos ...rs muitas vezes pego algumas idéias pelos sonhos.


9. Pratique


Para escrever bem, você primeiro precisa começar, para projetar bem, precisa treinar muito também, tudo vem com a prática. Mesmo que os primeiros projetos e idéias você não publique, vá guardando em pastas pessoais no computador, pois quando se sentir pronta, você vai utilizar todo esse conteúdo armazenado.


10. NÃO SE COBRE TANTO


Errou? Não desista, corrija e vá em frente. Errar faz parte do processo de criar. Quem não erra não cria. Para criar um projeto, muitas pessoas acham que fazemos só um croqui e pronto! Não é bem assim, eu desenho muito, mudo tudo de lugar, até encontrar a melhor solução para os espaços, para que o Projeto tenha sempre o melhor aproveitamento, então o cliente pode nem saber, mas pode ser que eu tenha feito 3 projetos e escolhido o melhor para apresentar à ele.


11. Assuma riscos


Assumir riscos é sair da zona de conforto e a criatividade só existe fora da zona de conforto. Crie assuntos diferentes do que os outros falam, crie um conteúdo personalizado só seu, você pode se inspirar no texto que viu em algum lugar, mas a forma de escrever e o conteúdo, deve ter todo o seu conhecimento e personalidade, para que fique único.


Criatividade não existe para quem fica em cima do muro.


12. Quebre as regras


A gente passa a vida seguindo as regras que nos impõem e nem se dá conta disto, mas a criatividade está além das regras. Enquanto você seguir as regras sem se questionar sobre o que está fazendo, não será criativa. A criatividade às vezes vai na contramão dos costumes, por isso as pessoas mais criativas geralmente são chamadas de loucas ...rs pois elas se permitem ousar, pensar fora da caixinha.


13. Não force


Tem gente que cisma com algo e mesmo que esteja na cara que não vai conseguir, fica forçando.


Tem uma frase de Einstein da qual eu gosto muito: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”.


Se não está dando certo, arrume outra maneira para fazer, mas não force, não bata na mesma tecla.


14. Pare de tentar chegar à perfeição


Isto é um bocado duro para mim, pois eu sou perfeccionista. Deixei de fazer muitas coisas na vida por achar que o que fazia não estava bom o suficiente. Já criei muita coisa e não coloquei em prática pois sempre acho que está incompleto. Mas ultimamente tenho decidido arriscar mais e levar a sério a frase que diz: "comece onde você está e com o que você tem", pois o defeito de uma pessoa criativa também pode ser criar coisas tão fantásticas que são difíceis de implantar na realidade. Precisamos conter um pouco isso, ou transformar a idéia em algo mais simples e executável em um primeiro momento.


Tenho recitado para mim como um mantra: Você não precisa ser perfeita.


15. Divirta-se


Cada processo criativo para mim é uma alegria, um divertimento. Como eu me divirto elaborando algo, então sempre tenho um prazer imenso de criar coisas.


Você se considera uma pessoa criativa? Tem algo que faça para a sua criatividade vir à tona?

RECENT POSTS

ARCHIVE POSTS