top of page

Ilumine com a lâmpada certa!

Tipos de lâmpadas para cada ambiente

Pensar na iluminação básica de alguns pontos da casa pode ser uma tarefa simples, desde que saiba por onde se deve começar. Confira as dicas:


Hall

A iluminação do Hall deve ser aconchegante, por isso indica-se o uso de lâmpadas incandescentes ou halógenas. Por ser um espaço pequeno, na maioria das vezes, dispensa o uso de muitas luminárias para iluminá-lo.

Os tipos de lâmpadas halógenas, são usadas como substituta da lâmpada incandescente na iluminação geral direta dos ambientes de áreas externas, como jardins e fachadas.

Luz na Sala de estar

Espaço para diversas atividades, a sala de estar merece uma iluminação diversificada. Nela, é possível usar os tipos de lâmpadas incandescentes para iluminar o ambiente por completo, bem como lâmpadas LED ou halógenas para destacar objetos e arquitetura do cenário.

Lâmpadas para a Sala de jantar

A sala de jantar é outro ambiente onde diferentes tipos de lâmpadas marcam presença. Enquanto lâmpadas incandescentes e halógenas dão um toque de aconchego, as opções em LED e fluorescentes são ideais para serem usadas como luzes de apoio.

O pendente – uma escolha comum para a sala de jantar – deve ser instalado no centro da mesa e respeitar a altura entre 90 e 150 cm acima dela.


Luz para a Home Cinema

Este ambiente precisa de uma iluminação leve para oferecer conforto visual. Lâmpadas LED ou dimerizáveis (como incandescentes e halógenas) são boas opções, pois elas criam uma iluminação acolhedora, onde a luminosidade não atrapalha a diversão.

Arandelas, luminárias de piso, mesa e teto, todas com cúpula mais escura ou opaca, são as mais indicadas para não causar reflexo na tela da TV usada no Home Cinema.

Claridade para a Cozinha

Os tipos de lâmpadas mais adequados para cozinha são em LED e fluorescente: ambos economizam energia e têm ótimo fluxo de luminosidade. Assim, a iluminação do ambiente é melhor e o rendimento maior.

Bancadas e gabinetes merecem iluminação branca, exatamente por serem usados como área de trabalho na preparação dos alimentos.

Veja também dicas de decoração para cozinha.

Iluminação do Quarto

Íntima e pessoal, a luz do quarto deve atender as necessidades de quem o ocupa estimulando o descanso. Lâmpadas incandescentes são as mais indicadas para entregar conforto e luminosidade adequada para a distinção real das cores na escolha das roupas.

Colocar luminárias com lâmpadas incandescentes de 60 W nos criados-mudos pode ser uma forma de complementar a iluminação e a decoração do quarto.

Melhor lâmpada para Banheiro

O tipo de luz usado no banheiro pode ser misto, resultado da combinação entre as lâmpadas fluorescentes, para a iluminação geral, e as lâmpadas incandescentes, para não distorcer as cores na área do espelho.

A melhor opção para iluminá-lo é a instalação de arandelas com luz difusa, em volta ou nas laterais dele, para iluminar o rosto por completo e evitar sombras.

Conhecer cada tipo de lâmpada é importante na decoração e para garantir o bem-estar adequado para cada ambiente. Se ainda assim restar dúvidas, nada melhor do que desenvolver um Projeto Luminotécnico com um profissional, ele vai aproveitar melhor cada ambiente, distribuir as luminárias de forma a economizar e gerar conforto ambiental em cada cômodo.

コメント


bottom of page