top of page

Habitação do Futuro



Inovação e Tecnologia integrando Arquitetura e Moda


As Habitações Sustentáveis ganham cada vez mais espaço no Mundo. No Reino Unido e Canadá, por exemplo, esse conceito ganha força e muitos projetos inovadores começam a surgir. No Brasil o movimento ainda é tímido, mas ganha espaço através da Bioconstrução, que vem ganhando cada dia mais adeptos em cidades do interior de São Paulo. São muitas as vantagens de se ter uma Habitação Sustentável, ao modelo Tiny House, que se leva pelo mundo afora. Casas que além das vantagens como Economia Energética, Conforto ambiental, Facilidade de manutenção, Qualidade do ar, Energia limpa, Reuso de água, ainda podem ser transportadas para onde o morador quiser, levando à uma liberdade de escolhas, de onde se pretende estar em determinado momento da vida.



Desenvolvendo este conceito de Habitações do Futuro e procurando acabar com os resíduos sólidos, tanto no mar, quanto em terra firme, surgiu o Projeto D-Kubio House, ganhador de Menção Honrosa no Concurso Internacional Beyond Plastic 2016, no Canadá, na Categoria Melhor Inovação. A Habitação tem grandes implicações na conservação dos Oceanos, unindo a indústria da Moda e a Indústria da Construção Civil. Estão à frente do Projeto, duas mulheres que possuem a missão de contribuir com a Sustentabilidade através de Projetos Inovadores que busquem o equilíbrio entre a utilização de recursos naturais, responsabilidade Social e Equilíbrio Econômico em seus projetos, Karina Dunder Koch, Arquiteta e Urbanista, Especialista em Design para a Sustentabilidade e Liliana Rubio, Engenheira Química, Especialista em Inovação e Polímeros. Essa mistura inusitada, de uma arquiteta e uma engenheira química, tem desenvolvido projetos com novas tecnologias, tanto na área de Arquitetura, quanto na área da Moda. Este projeto nos mostra como é possível visualizar novos Mercados através da Economia Circular entre vários setores da Indústria e Sociedade, formando uma Rede Colaborativa, em que os resíduos de uma determinada empresa, podem ser úteis para outra, assim gerando novas rendas e explorando Mercados promissores, que buscam o equilíbrio entre a Economia, Responsabilidade Social e Respeito ao Meio Ambiente.








Karina Dunder Koch

Arquiteta e Urbanista, Especialista em Design para a Sustentabilidade.

Tem como missão de vida deixar o mundo mais bonito e equilibrado, através dos Projetos. Escolheu acreditar que sempre podemos mudar nosso entorno para melhor. Adora estar em contato com a natureza, meditar e ama cachorros. Quer mudar o mundo difundindo e ajudando a aplicar os conceitos de Sustentabilidade de forma simples e com amor.



Imagem: Projeto by Dunder Koch Arquitetura e Interiores

bottom of page