Mostrar Mais

SÃO PAULO

PEQUENOS AMBIENTES

25   /   05   /   2017

O projeto de arquitetura de interiores nada mais é que um conjunto de normas que envolvem fatores como ergonomia, luminotécnica, acústica e térmica, a serem implantados no interior de ambientes residenciais, comerciais ou corporativos, de acordo com as necessidades do espaço e das pessoas que irão compor esse espaço.

Ao entender as necessidades do cliente para determinado ambiente, além de como ele será utilizado, a arquitetura de interiores acaba tendo papel fundamental em projetos para escritórios, pois quando bem planejada ela influencia no dia-a-dia dos colaboradores e em sua produtividade. E, acima de tudo, a arquitetura de interiores precisa entender a empresa para que o projeto atenda também as necessidades de comunicação do negócio.

 

Os pequenos ambientes ganham muito com o Projeto de interiores, pois o ambiente se torna funcional, ganhando mais espaço com a utilização correta dos elementos no projeto.

O 1º PASSO PARA DECORAR APARTAMENTOS PEQUENOS

O primeiro item é Planejamento, aproveite as dicas desse artigo e anote todos seus desafios na decoração de seu apartamento (seguido das possíveis soluções, com prós e contras). Com tudo anotado vai ser mais fácil tomar as decisões corretas e ficar feliz com o resultado final quando seu apartamento estiver prontinho.

 

22 DICAS E TRUQUES NA DECORAÇÃO:

1 – USE ESPELHOS

Parece grande mas é pequeno!

Usar Espelhos é um grande truque dos arquitetos para dar mais leveza e suavidade em um ambiente pequeno, eles transitem espaço, e dão uma sensação agradável aos moradores e convidados do apto. Pode ser usado desde um grande espelho (o opção mais comum), ou pequenos espelhos usados em conjunto.

Limpeza é fundamental, deixe-os sempre limpinhos, pois será um ponto de referência e atrativo da casa. Outra dica é usar espelhos nas laterais de corredores, parem parecerem maiores.

 

2 – CORES CLARAS

Cores claras… mas não precisa ser o branco!

Não precisa ficar apenas no branco convencional (sua casa não precisa ficar com cara de escritório!), mas use cores claras para dar uma melhor sensação de espaço nos ambientes pequenos.

 

3 – COMPARTIMENTOS SECRETOS

Você pode usar recipientes para organizar as coisas com mais praticidade, ao invés de deixar tudo jogado pela casa. Existem móveis, como poltronas, sofás e camas com compartimentos segredos para guardar os objetivos. Mas tome cuidado para não abusar e usar móveis grandes demais.

 

4 – SIMPLIFIQUE SUAS COISAS

Não guarde coisas que não usa, elas ocupam muito espaço em seu apto, e são inúteis! Uma dica é: se tem algo que você não usa nos últimos 3 anos, é inútil,  faça uma doação ou coloque a venda na internet.

 

5 – JANELAS GRANDES E SEM BLOQUEIOS

Tenha uma janela grande para facilitar a circulação de ar, e não as cubra com janelas de metais, ou matérias semelhantes, que bloqueiem a entrada de luz e ar. Algumas janelas de madeira ou metal podem bloquear 50% da entrada de ar e luz, isso é um grande erro em apartamentos pequenos. Caso preciso proteger as janelas das crianças e animais, use cercas de proteção que tem a função de bloquear acidentes, porém não impedem a entrada de luz e ar.

 

6 – POUCOS MÓVEIS E NADA DE BUGIGANGAS

Evite usar móveis muito grandes como estantes, elas são horríveis para espaços pequenos, use uma estante pequena e baixa, ou um painel; e não deixe muitos objetos decorativos espalhados casa ou pendurados nas paredes, elas vão dar uma sensação ruim de muita bagunça.

 

7 – ELETRODOMÉSTICOS E ELETROELETRÔNICOS COMPACTOS

Tudo compacto

Atualmente a tecnologia vai te ajudar muito, opte sempre por TVs de LCD bem finas, elas serão um grande aliado, porém não compre TVs muito grandes para não cansar os olhos dos moradores, já que em um apto pequeno elas terão que ficar muito perto da TV. Use também Notebooks e Tablet no lugar de computador, isso poupara muito espaço. Tenha a tecnologia a seu favor!

 

8 – UNIÃO ENTRE CÔMODOS COM VIDRO

Em muitos apartamentos pequenos a cozinha e a sala são unidas; nesse caso ao invés de subir uma parede inteira, opte por subir apenas metade da parede, como um tipo de cozinha americana, e feche o restante com vidro transparente, isso vai dar uma sensação de espaço maior tanto para cozinha quanto para a sala, e ainda assim manter a organização e a sensação de divisão.

 

9 – ABUSE DA MODERNIDADE

Aposte no visual moderno

Use móveis modernos, cortinas modernas, tudo moderno. Embora os móveis antigos sejam lindos, fica mais difícil (embora não impossível) adaptá-los aos apartamentos pequenos.

 

10 – SOFÁS ESTRATÉGICOS

Use no máximo um sofá de 3 lugares, somado a uma poltrona ou 2 puffs. Não use 2 sofás grandes (3 + 2 lugares) pois seu ambiente ficará muito apertado, seus convidados não terão espaço para respirar, e provavelmente você bloqueará algumas das janelas, perdendo a visão de pé da área externa. Você também pode obter por um sofá cama, caso o quarto não seja suficiente para abrigar todos os moradores da residência, ou caso ainda não haja quarto (situação comum em quitinetes). Outra dica é escolher sofás e cadeiras de braços abertos e pernas expostas.

 

11 – PLANTAS

Trazem vida ao apartamento, em locais pequenos podem ser penduradas no teto ou na parede através de ganhos especiais, lembre-se que devem ser colocadas em um local aonde chegue o sol, ou compre plantas que não precisem na luz solar para sobreviver.

 

12 – PORTA REVISTAS MULTIUSO PARA ORGANIZAR

Mesinha Porta Revistas

Pode ser usado um apoio de pé, com porta revistas embaixo, ou um mesa de café também com suporte embaixo para revistas; o espaço pequeno exige acessórios com múltiplas funções.

 

13 – PRATELEIRAS PARA LIVROS

Os livros podem facilmente encher seu guarda-roupa ou armário, portanto use uma prateleira soldada na parede, ela ficará razoavelmente no alto, o que economizará espaço no chão e deixará os móveis livres. Esse simples detalhe ajuda muito a manter a organização.

 

14 – SOLUÇÕES PARA COZINHAS PEQUENAS

Se você tem um apartamento pequeno, obviamente a cozinha é muito pequena também, mas não se desespere, temos alguns conceitos para te ajudar a criar um ambiente de cozinha bem bacana.

Desenhe a sua cozinha de modo que os armários e eletrodomésticos fique alinhados de cada lado de um corredor.

Compre eletrodomésticos compactos, hoje os fabricantes têm muitas opções de aparelhos, você deve verificar as medidas nos sites dos fabricantes, ou verificar pessoalmente nas lojas físicas; não fique com vergonha de levar uma fita métrica, meça os equipamentos e os espaços no seu apartamento.

  • Fogão cooktop: É uma excelente opção para cozinhas pequenas, mas lembre-se que você perderá o forno; de qualquer maneira ganhará o espaço debaixo do fogão cooktop para armazenar utensílios e alimentos.

  • Mesa que abre fecha (levanta e recolhe): Essa é uma dica de ouro, essa mesa pode facilitar muito a sua vida, você só precisa abrir (levantar) quando for fazer uma refeição, no caso de kitinetes, por exemplo, elas são essenciais! Imagine um casal morando em uma kitinetes, quando um acordar para tomar o café da manhã antes de ir ao trabalho, irá fazer um grande barulho se usar a sala, usando uma mesa ‘levanta e recolhe’ na cozinha, mesmo que esta seja muito pequenina, o problema esta resolvido.

  • Pendurar panelas e frigideiras: Pode ser um grande trabalho abrir e fechar compartimentos e armários em cozinhas pequenas, ainda mais panelas que ocupam muito espaço; em armários pequenos é difícil guardar tudo, você pode pendurar na parede as coisas que todo dia e em diferentes refeições, como por exemplo, frigideira, panelas pequenas, luvas, e pano de louça.

 

15 – COZINHA AMERICANA

Cozinha Americana

Opção muito usada em apartamentos pequenos consegue aproveitar o pouco espaço de forma genial, prática, e o mais importante: bonita!

 

16 – ILUMINAÇÃO

Repare nos pontos de iluminação

A maioria dos apartamentos tem apenas uma luz fixas no teto, o que fazer um apartamento pequeno parecer ainda menor, use um números maior de lâmpadas com visual moderno (não precisa ser com lustres!) para deixar o espaço melhor iluminado e com visual atraente; você não precisa necessariamente quebrar o teto para isso, pode fazer aplicações em gesso!

17 – NÃO ABUSE DOS QUADROS

Visual Clean e organizado é positivo

Não coloque muitos quadros na parede, vai fazer parecer que o espaço esta todo ocupado, e que não é bom em ambientes pequenos.

 

18- TAPETES

Não coloque tapetes muito grandes, vai usar muito espaço e também dificultar a manutenção.

19 – USE BELICHES NOS QUARTOS

Beliche com recursos especiais!

Beliches são ótimos para economizar espaços em quartos pequenos com muitos moradores. Se engana quem pensa que os beliches são apenas cama sobre cama; existem também beliches com mesas de escritório e armários embaixo, facilitando a arrumação e dando novos recursos e espaços para o quarto.

20 – DICAS DE ARRUMAÇÃO

É sempre possível deixar a casa organizada

Aproveite espaços improváveis, como cantos das paredes, colocando armários ou prateleiras feitas sob medida.

21 – SIMULANDO DIVISÕES

Cozinha e sala bem divididas

Nem sempre é possível ter divisões com paredes em apartamentos pequenos; então para criar a impressão do ambiente estar dividido, use outros elementos, como por exemplo, a troca do piso e da cor da parede, como no caso de cozinha e sala dividirem o mesmo espaço, ou sala e quarto, ou até em um apartamento de um cômodo só. Uma simples linha de pastilhas (estão na moda!) sobre a pia da cozinha, já gera uma divisão visual muito bacana.

22 – MOVEIS FEITOS SOB MEDIDA

Móveis muito bem planejados!

Fazer moveis planejados é uma opção muito interessante para todos os cômodos de um apartamento pequeno, mas vamos dar um enfoque  especial na cozinha e no quarto.

Ter um guarda-roupa bem planejado, que cabe exatamente no espaço certinho do seu quarto, e um armário de cozinha que cabe no espaço certinho de sua cozinha, fará muita diferença no resultado final da decoração de seu lar, se você mora em um kitinete, aí nem se fala! Esses detalhes se tornam mais importantes ainda!

SÃO PAULO - BRASIL

© 2018 by Arquitetura Ecológica 

Todos os Direitos Reservados